A próxima grande estratégia online do funil que vai vender 3 vezes mais em 2022

A próxima grande estratégia online do funil que vai vender 3 vezes mais em 2022

Se você já me acompanha, em algum momento já ouviu falar do funil de vendas on-line, ou se chegou agora em algum momento procurando saber mais sobre o marketing digital, se deparou com essa palavrinha que parece inútil, não é mesmo?

Agora você vai entender o que é funil de vendas on-line e como ele pode te ajudar a vender até 3 vezes mais, seu produto digital. Isso vai te ajudar de fato a ter clareza a ponto de que realmente seja possível Viver de $uas Habilidades & Paixões.

Se tem uma coisa que ele não é — é inútil.

Ele é tão importante dentro da sua campanha, que se eu fosse você… agora, parava de mexer nas redes sociais por um minuto, e começava a ler esse artigo imperdível, que vai te auxiliar muito em suas vendas online. Assim em 2022 não terás arrependimento!

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é um dos conceitos para aplicar Inbound Marketing, e fazer seus resultados saltarem aos olhos. Sem, um funil bem definido e monitorado, com certeza você deve estar perdendo clientes.

Então vamos a famigerada pergunta e sua resposta, o que é funil de vendas?

É uma estratégia que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a venda concretizada.

Trocando para uma forma mais simples, é uma representação do caminho que o cliente faz, até fechar a venda de fato.

O processo todo consiste em conduzir seu cliente ou acompanha-lo a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução, que sua empresa ofereceu a ele, até o fechamento do negócio.

De que forma funciona um funil de vendas?

Partindo do pressuposto que o caminho percorrido pelo seu cliente não é homogêneo, e que ele ocorre em etapas, a jornada revela vários momentos do cliente e o quão próximo ele está de comprar.

Para entender em qual nível esse cliente se encaixa, separamos por partes e definimos as etapas do funil de vendas.

Topo do funil — A descoberta

O topo do funil é a etapa da descoberta para seu cliente, é quando ele ainda não descobriu sua real necessidade ou problema. Até agora, ele não procurava nenhum produto ou serviço, pois, nem sabia que existia essa demanda.

Nessa etapa, os clientes ainda são visitantes on-line, é hora de fornecer materiais que ajudem o seu possível cliente a diagnosticar o problema e compreendê-lo.

Meio do funil — O reconhecimento

O visitante leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente que existe uma demanda.

Agora, ele procura formas de resolver, esse é o seu papel, apresentar dicas e maneiras de resolver o problema dele, lembre-se, é muito mais importante falar da maneira que seu produto ou serviço resolve o problema, ao invés de falar das qualidades dele.

Fundo do funil — A decisão

Seus leads passaram por todas as etapas anteriores, se educou e reconheceram que tem um problema que precisa ser resolvido.

Se você fez todas as etapas corretas, seu lead já percebeu que precisa de um serviço e, já é reconhecido pelo seu lead como referência do mercado e, seu serviço ou produto passou confiança para ele o suficiente para tomar a decisão de comprar seu produto digital.

É nessa etapa que você deve ajudá-lo a concretizar a compra. Aqui também é incluído o pós-venda. Um pós-venda bem feito, fideliza o seu cliente, além de transformar seu cliente em promotor da sua marca. No site da Uol você entende porque deveria adotar a estratégia de funil de vendas para seu negócio.

 
Porque o funil de vendas é importante?

O funil de vendas é importante para acompanhar o seu possível cliente desde a visita até a compra de seu produto, é preciso entender seu público e saber exatamente o que ele busca, e o funil pode te trazer todas essas informações, como, por exemplo, o que levou seu lead a comprar ou não seu produto, ou serviço:

⦁ Como eles chegaram até você
⦁ O que eles pesquisaram a respeito de uma solução
⦁ Quais são as dúvidas no momento da compra

Essas descobertas são importantes para sua estratégia de marketing e de vendas, são as informações que vão te direcionar nas decisões a serem tomadas.

Vamos ver alguns benefícios do funil de vendas.

1 – Ter como prever os resultados

Com o funil de vendas é muito mais fácil prever resultados já que todo processo do funil depende do desempenho de cada etapa anterior, então é possível prever se o marketing e as vendas vão conseguir cumprir a meta e qual será o tempo necessário para alcançá-la.

2 – Aumento de produtividade

Se o seu funil de vendas for bem construído, é bem mais fácil se tornar produtivo, pois, você terá em mãos, dados importantes para desempenhar suas funções, seja no marketing ou na venda e, assim os resultados tendem a ser melhores.

3 – Otimização

O funil auxilia no trabalho de segmentação e padronização do ciclo de vendas, sendo assim, torna mais fácil a análise dos estágios desse processo, tornando-a mais rápida e objetiva, além de manter o foco e assertividade no processo.

4 – Aproveitar melhor as oportunidades

Quando se implementa o funil de vendas, você consegue acompanhar as vendas em tempo real, isso significa que você saberá quais as chances reais de cada negócio ser realmente efetivado.

5 – Informações para desenvolvimento do seu produto

O funil te permite desenvolver um relacionamento com seu cliente, é esse relacionamento que vai te trazer informações valiosas que irão te mostrar novos caminhos a serem tomados para aperfeiçoar seu serviço ou produto que você desenvolve, ou desenvolveu.

Conteúdos para cada etapa do funil

Quem vai conduzir seu lead por cada etapa do funil é o conteúdo.

O conteúdo deve ser de qualidade e serve para educar seu público e principalmente, para demonstrar sua autoridade no assunto passando para o lead mais segurança para efetuar a compra quando for a hora certa.

Conteúdo para o topo do funil

Como já vimos antes, essa é a fase do descobrimento, dessa forma, o conteúdo deve ter alguma linguagem de fácil entendimento e, conter informações necessárias para que seu lead tenha mais curiosidade sobre o assunto.

Vejamos alguns deles:

Posts de blog

Geralmente é o primeiro contato do cliente sobre determinado assunto e, pode se tornar uma solução para o problema por ele enfrentado. Os textos devem ser de fácil entendimento e informativo.

Infográficos

São excelentes para adquirir tráfego, pois, passam informações importantes de forma objetiva e rápida, listas e dados sobre determinado assunto são ótimos infográficos.

Podcasts

Muito bem aceito pela maioria das pessoas, os podcasts são informativos, no formato de áudio ou vídeo, é uma maneira eficiente de atrair tráfego para seu site, além de aumentar o tempo de permanência dentro do seu site.

Newsletter

São e-mails que você dispara para sua base de dados, com eles você as mantém informadas e tem uma comunicação mais direta com seu possível cliente.

Estou trazendo para você uma sugestão sobre como realizar um marketing de topo de funil efetivo com as dicas da Proxxima … você não se arrependerá.

Conteúdo para meio do funil – Post blog

Os textos também podem ser utilizados no meio do funil, porém, deve ser focado em seu público que já tem um conhecimento básico sobre o assunto.

E-book

Os livros eletrônicos, são utilizados para passar informações mais profundas que os textos do seu blog, sua vantagem é que serve de recompensa para criar suas listas de e-mails, e seu possível cliente pode baixa-lo em PDF e consumi-lo sem precisar estar conectado a internet.

Conheça as estratégias de e-mail marketing para a fase do meio de funil que a Media Post publicou e entenda melhor sua extrema importância para seu negócio digital.

Conteúdo para o fundo do funil – Cases de sucesso

Como o foco é efetivar a venda, nada melhor que apresentar para seu possível cliente os cases de sucesso que sua empresa, produto ou serviço conquistou.

Você pode utilizar depoimentos de pessoas que já adquiriram seu produto para contar os resultados obtidos com ele, esse tipo de conteúdo traz uma credibilidade muito maior para sua marca.

Webinars

São apresentações em vídeo, que tem como foco principal, ensinar algumas coisas ou até mesmo esclarecer dúvidas sobre determinado assunto.

Para te ajudar nessa etapa indico esse artigo da Resultados Digitais, fortaleça sua estratégia conhecendo mais sobre o assunto com o auxílio desse artigo.

Estratégia de venda matadora para 2022

Todo negócio independente do seu tamanho se físico ou online, precisa de uma estratégia.

As vendas também precisam de estratégia para que se tenha o resultado esperado e o objetivo atingido. Vamos conhecer algumas estratégias que vão te diferenciar da concorrência nesse ano de 2021 te posicionando de forma incrível para 2022.

1 – Faça revisão das principais informações e inclua o perfil do seu cliente ideal
Todas as pessoas que tem o negócio próprio ou trabalha com vendas online, tem em mente o modelo do cliente ideal.

Entretanto, não vai ser idealizando que saberá ao certo qual será o perfil do seu cliente ideal.

Quem vai te dizer qual é o perfil ideal do seu cliente, são as informações que você tem sobre seu mercado e nicho que está inserido, além da sua persona.

Sim, para que seu modelo de cliente ideal seja realmente assertivo, você precisa de todas as informações possíveis, é como dizem: “Quem tem informação, tem tudo”.

Se você já lançou seu produto digital, é importantíssimo que reavalie todas as informações de tempos em tempos e aprimore as informações que já possui, dessa forma você conseguirá melhorar seu produto e suas vendas consequentemente irão crescer.

Não sabe criar sua persona ou precisa melhorar a que já possui? No site NeilPatel tem um artigo completo sobre a criação de personas. Esse site é o meu predileto! Aproveite!!!

2 – Construa novos nichos e aprimore os que já existem

Para que isso seja possível você precisa prestar a atenção nas perguntas recorrentes do seu nicho, talvez seja importante criar mais um para conseguir dar um suporte maior aos seus clientes e possíveis clientes, ou você pode estar precisando melhorar o nicho que já trabalha, atendendo assim a grande demanda que cresce a cada dia.

A melhor forma de se fazer isso é acompanhar de perto sua audiência, ouvir, responder as questões, tentar entender porque existe aquela necessidade, se o mercado digital atende essa necessidade, é por esse motivo que o relacionamento estreito com seus clientes e sua audiência é importante para sua marca.

3 – É hora de identificar contas-chave

Uma análise de mercado pode te dizer quais nichos existentes tem maior valor.

Para concentrar seus esforços e aumentar suas vendas você deve fazer a combinação entre contas-chave de novos nichos e nichos já existentes.

Para que você entenda melhor essa estratégia, vou deixar aqui uma sugestão publicada do site Agendor, que explica como você pode fortalecer sua estratégia com as conta-chaves.

Recapitulando

Fases do funil de vendas:

⦁ Topo do funil, a descoberta

⦁ Meio do funil, reconhecimento

⦁ Fundo do funil, decisão

Importância:

⦁ Ter como prever resultados

⦁ Aumento de produtividade

⦁ Otimização

⦁ Aproveitar melhor as oportunidades

⦁ Informações para o desenvolvimento do seu produto

Conteúdo para cada etapa:

Topo do funil

⦁ Post blog

⦁ Infográfico

⦁ Podcasts

⦁ Newsletter

Meio do funil

⦁ Post blog

⦁ E-book

Fundo do funil

⦁ Cases de sucesso

⦁ Webinars

Estratégia de vendas para 2022

⦁ Faça revisão das principais informações e inclua o perfil do seu cliente ideal

⦁ Construa novos nichos e aprimore os que já existem

⦁ 3 É hora de identificar contas-chave

Conclusão

Para que suas vendas aconteçam e você atinja seus objetivos, é preciso que se estruture, planeje, tenha metas e estratégias traçadas para que tudo funcione em perfeita harmonia.

É preciso se dedicar, estudar, entender e acompanhar de perto todas as fases e etapas do seu produto digital, mesmo depois do lançamento.

Esse controle e acompanhamento, te dá informações importantes para continuar ou reavaliar uma estratégia em andamento, te proporciona um conhecimento maior sobre seu cliente, seu público e seu nicho, de forma a te direcionar em uma ação mais assertiva que deixe realmente seus clientes satisfeitos e suas vendas aumentem.

O funil de vendas é poderoso se utilizado de forma correta.

Compartilhe essas informações para que mais pessoas conheçam o poder por trás do funil de vendas.

Comente aqui em baixo, qual sua estratégia online de funil de vendas que vem dando certo para você!

Se você quer saber mais sobre como criar seu 1º funil de vendas inscreva-se agora!

23 comentários

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