9 Maneiras de Estruturar seu Curso Digital

9 Maneiras de Estruturar seu Curso Digital

Curso digital em casa? Sim, é isso mesmo que você está lendo e acredite é possível. Provavelmente até agora você só consumiu cursos online.

A partir de agora, quem vai produzir um curso digital é você. Não é difícil com esses 9 passos que você vai aprender agora!

Antes vamos responder algumas dúvidas, que surgem com a expectativa de criar um curso digital em casa.

O que preciso saber para criar um curso digital?

 

 

Basicamente você precisa entender do assunto que vai abordar em seu curso. Outro ponto é entender o mercado do seu nicho, para saber se as pessoas estão procurando conhecimento na sua área.

Qual categoria de curso devo criar?

Existem 2 categorias de cursos: O conteúdo informativo, e o curso que tende a impactar o comportamento. O conteúdo informativo, está simplesmente transmitindo informações. A segunda categoria de conteúdo, tende a transformar comportamentos a longo prazo.

Como tornar meu curso interessante?

Você deve proporcionar a seus alunos, maneiras de praticar o que estão aprendendo com seu curso. Ter uma comunidade criada exclusivamente para seus alunos, também vai ajudar seu aluno tirar dúvidas com você.

Vou conseguir medir o sucesso do meu curso?

Sim, e deve. Só assim você vai saber se o projeto deu certo ou não.

E quais pontos você deve melhorar e manter em seu curso. Existem duas maneiras de se medir o sucesso do seu curso.

Devo pedir um feedback?

Sim, com certeza. Peça o feedback sobre o curso. Saber se os alunos estão frustrados ou satisfeitos com o curso, é uma boa maneira de medir a qualidade do seu curso, e se as expectativas foram atingidas.

 

Assim você evita esses 7 erros esmagadores na hora de criar seu infoproduto.

 

 

Como foi a taxa de conclusão? Qual o tempo necessário para concluir o curso?

Medir a conclusão é importante para fazer um balanço entre quantos cursos foram adquiridos, e quantos foram concluídos.

O tempo para conclusão pode dizer muito sobre seu curso, se é muito difícil, muito fácil ou chato! É, se for chato ou com uma linguagem diferente do seu público-alvo, provavelmente poucas pessoas vão concluir o curso.

Agora, vamos aprender a estruturar um curso digital em casa.

9 MANEIRAS PARA ESTRUTURAR SEU CURSO DIGITAL

1 Selecione o seu Nicho de atuação

 

 

 

 

Você já deve ter percebido que o nicho é extremamente importante para o empreendedor, esteja ele na internet ou não.

 

 

Nicho é o mercado segmentado em que você atuará. Cada segmento tem suas particularidades por isso é importante descobrir qual é o seu.

 

 

Turismo e viagens, make-up e emagrecimento, são alguns exemplos de nichos que podem ser trabalhados.

 

Como Transformar $uas Redes $ociais em um Funil de Vendas Lucrativo?

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A dica é você escolher uma área que você gosta, e que é bom no que faz.

 

Dessa forma investir em conhecimento na sua área não será desgastante, afinal, você vai estar estudando um assunto que gosta.

Definir seu nicho não é difícil, mas existem alguns pontos que você precisa considerar

 

Probabilidade de ganho e resultados

As pessoas procuram por conhecimento na sua área?

Fique de olho nas tendências do seu nicho.

Concorrência. Você vai conseguir produzir um curso com qualidade igual ou superior a dele?

Segmente seu nicho!

 

 

Vou te explicar. Vamos supor que você decidiu produzir um curso de gastronomia.

 

 

Com o nicho definido, qual a área dentro da gastronomia você pode atuar? Cozinha vegana? Cozinha árabe? Cozinha mediterrânea?

Dessa forma você especifica ainda mais seu nicho, e entende qual o melhor conteúdo para seus alunos. Descubra quais são as dúvidas mais frequentes do seu nicho. Assim, você tem uma probabilidade maior de acertar em seu conteúdo.

2 Concorrência

 

Se você quer se destacar entre tantos conteúdos existentes em seu nicho, você precisa conhecer a concorrência. Faça uma pesquisa sobre a vida dos seus concorrentes.

 

Essa ferramenta gratuita te entrega palavras chave, ideias de conteúdo que seu concorrente está posicionando e muito mais. De que forma?

 

A internet te dá tudo, minha amiga meu amigo. Sim, você precisa analisar tudo. Perca um tempinho na frente do seu computador, para obter essas informações. Alguns pontos importantes para se considerar:

 

  • Que tipo de postagem ele faz nas redes sociais?
  • Como é a interação do seu concorrente com os clientes dele?
  • Pontos forte e fracos
  • Quais são as maiores críticas que ele recebe?
  • Quais redes sociais ele utiliza?

 

Todas essas informações são importantes, você tem a possibilidade de acertar onde ele está errando, e melhorar o que para ele está dando certo.

 

Dessa forma você se destaca em meio a multidão. Você pode aprender 9 dicas para aplicar agora  acessando o artigo do Hotmart.

3 Formato do Curso

 

 

Qual o formato de curso online conversa melhor com seu público? A essa altura, você já entendeu o seu público e sabe o que vai funcionar melhor para ele.

  • E-books

Os e-books são livros digitais, mas não precisa ser (100%) escrito, você pode inserir imagens e infográficos que agreguem mais informações para seu cliente.

Aqui você precisa somente do seu conhecimento e de um programa para textos como word, por exemplo.

  • Vídeos

Com certeza os vídeos têm uma maior aceitação pelas pessoas e através desse artigo eu menciono 5 passos de como gerar mais tráfego para seus vídeos.

É um formato de fácil consumo já que as pessoas não precisam estar presas a uma tela lendo. As pessoas podem consumir fazendo outra atividade.

Mas, para esse conteúdo ser produzido você não pode ter vergonha, e precisa ter facilidade para se expressar.

Outro ponto a ser considerado, é como vai ser produzido.

No site da  Rockcontent  você tem 7 passos para criar um curso online de sucesso na Plataforma da Hotmart, são várias dicas para criar seu curso (em formato de vídeo  aulas) como, por exemplo: se o lugar der eco, quando você fala, jogue um cobertor no chão para melhorar a acústica.

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4 Materiais para Gravar Videoaulas

 

Faça uma pesquisa sobre os equipamentos que irá usar na produção dos seus vídeos. A maioria das pessoas pensam, que para gravar um vídeo profissional, você precisa de uma câmera de cinema, porém, nem sempre o que é caro é bom pra você.

Você precisa pesquisar equipamentos que atendam suas necessidades.

Hoje no mercado, existem várias marcas de celular com uma ótima resolução, e que fazem filmagens tão boas quanto uma filmadora profissional.

Às vezes, você tem esse celular em mãos e nem sabe.

E quando o assunto é sobre vídeos, eu recomendo fortemente que você conheça
o trabalho de Carolina Barros a Fazedora de Videos. 

5 Áudio

 

Assim como a imagem da sua videoaula é importante, o áudio nem se fala.

Vídeo com áudio ruim é horrível.

Não dá para entender a explicação, e quando se assiste indo embora do trabalho no ônibus, por exemplo, não se ouve absolutamente nada.

Não fique triste! Existe uma solução.

No mercado hoje em dia, existem microfones de lapela que não custam caro, então, é só comprar um e o adaptador para seu celular, o áudio vai ficar bom, e seu público agradece.

Aprenda mais, e como gravar seu áudio com qualidade no Sambatech.

6 Iluminação

 

 

 

Não se engane. Vídeos com uma gravação escura, não tem saída, e não são agradáveis de serem consumidos.

 

Por esse motivo, pensar na iluminação vai fazer toda diferença.

 

Sei que você está pensando que é caro. Mas temos uma alternativa, para que você consiga fazer na sua casa sem gastar muito, e deixar seu vídeo profissional. Aprenda fazer sua softbox caseira com a eabox.

 

 

É claro que você também pode usar a luz natural, que nosso astro-rei nos concede de graça.

 

Você só precisa escolher o ângulo certo para ficar de frente com a luz natural de modo que ela não faça sombra, assim você economiza, mas não se esqueça dos seguintes detalhes:

  • Gravar com a luz do sol, é condizente com meu conteúdo?
  • O fundo que vai aparecer na imagem, faz parte ou está coerente com meu conteúdo?

 

 

A hora que você vai gravar, também interfere no seu vídeo. Se você começar a gravar no pôr-do-sol, logo ficará sem a iluminação natural.

 

 

São detalhes que você precisa considerar, e que fazem toda a diferença.

7 Roteiro

 

 

Com certeza já passou por sua cabeça, a falta de necessidade em se ter um roteiro.

 

Afinal, se você tem conhecimento sobre o assunto, porque faria um roteiro?

Ter um roteiro, é uma forma de organizar suas ideias e tópicos a serem abordados em sua aula, ou curso digital.

 

Com ele você tem um norte para seguir, sem se perder no meio do processo, e não corre o risco de ter aquele branco no meio de uma explicação importante.

O roteiro, também vai te ajudar a não ficar “andando” em círculos com as informações.

 

Ninguém gosta de assistir um vídeo em que a ideia não se desenvolve.

Vai te adiantar um tempão na edição.

 

Quando você já tem tudo descriminado de como fazer, o que fazer, o que falar, quando vai entrar uma imagem, por exemplo, te economiza um baita tempo na edição do vídeo.

 

E não é só isso, seu vídeo vai ter coerência, começo, meio e fim.

 

Além do tempo, a edição fica muito mais fácil de ser feita.

 

Você pode se aprofundar nesse assunto aqui na Nucleo Expert. Isso só vai acontecer se você sair daqui disposto a trabalhar duro e colocar as dicas em prática. Alex Vargas

 

8 Edição de vídeo

 

 

 

Seria ótimo contratar um profissional para fazer essa parte do serviço para você. Mas nosso intuito é mostrar que é possível sim, estruturar seu curso digital em casa.

 

Então isso significa que você mesmo é quem vai fazer a edição do seu vídeo.

 

Programas para essa função é o que não faltam no mercado. Existem programas pagos e gratuitos.

 

Opte pelos gratuitos para começar, e vá investindo em seu trabalho com o passar do tempo. Alguns programas gratuitos são:

  • Avidemus
  • Movie Maker
  • Light Works
  • Shotcut
  • Filmora

 

Você encontra as especificações de cada um deles aqui no site TecMundo, sendo assim, confira 7 dos melhores editores de vídeo gratuitos para Windows.

 

9 Hospedagem do Seu Curso Digital

 

 

 

 

Escolher uma boa plataforma para hospedar seu curso, é essencial para a experiência do usuário.

 

De nada adianta criar um curso incrível, e disponibilizar seu curso em uma plataforma ruim.

 

Ninguém merece acessar em conteúdo, que fica travando o tempo todo. Escolha uma plataforma bacana e de fácil usabilidade, assim, você garante uma ótima experiência com seu produto e atrai novos compradores.

 

 

Sei que é difícil escolher uma plataforma entre tantas existentes, não se preocupe, vamos te apresentar algumas delas para facilitar sua vida, e o melhor, são gratuitas.

 

  • Hotmart
  • Moodle
  • Udemy
  • SambaPlay
  • Eduzz

 

Aqui no Enotas você pode conhecer mais plataformas desde as gratuitas e as pagas.

 

 

No geral essas plataformas são intuitivas, responsivas e são de fácil usabilidade, tanto para você que vai disponibilizar seu curso, quanto para os alunos que vão estudar através delas. Lembre-se de estudar sobre funil de vendas que é uma etapa de extrema importância.

 

 

Cabe a você entender como cada uma funciona e quais as características que são melhores para você e seu conteúdo.

Recapitulando:

Vamos relembrar tudo que vimos, para que você não se esqueça de nenhum passo.

Selecione seu nicho, vai depender dele o sucesso do seu curso, afinal, através do seu nicho você vai saber realmente o que seu público-alvo quer de você.

 

 

Observe sua concorrência bem de perto. É assim que você vai acertar onde ela está errando, e melhorar o que está dando certo.

 

 

Escolha o formato do curso que mais se identifica com seu público-alvo. Não adianta produzir um ebook se o seu público se encaixa no formato de vídeo.

 

 

Estude qual o melhor material para seu vídeo, você pode ter um celular que atende a todos os requisitos de filmagem que você precisa e nem sabe.

 

 

Cuide do áudio dos seus vídeos, invista em um microfone de lapela para que sua voz fique nítida para quem está te ouvindo.

 

 

Trate a luz e a iluminação do seu vídeo. Você consegue fazer uma softbox em casa mesmo e gastando pouco, além de poder utilizar a luz natural quando necessário.

 

 

Não se esqueça do roteiro. Ele é importante para que você não se perca no meio do vídeo, ou tenha aquele branco, mesmo sendo um expert no assunto.

 

 

A edição de vídeo é você também que vai fazer. Então estude os programas, quando encontrar o que mais se adeque a suas necessidades, estude o programa para entender como funciona.

 

 

Por último e não menos importante a hospedagem. Hospede seu curso em uma plataforma de qualidade e de fácil usabilidade, tanto para você quanto para seu aluno.

 

Conclusão

 

E agora? Está pronto para trabalhar muito e criar seu curso digital?

 

Tenho certeza que sim, então estude. Como você viu, existem alguns passos para se seguir e obter o sucesso desejado. E para isso é preciso estudar.

 

Não é difícil estruturar um curso em casa, porém, requer muito foco e disciplina para criar seu curso digital e deixa-lo incrível.

 

Gostou do artigo? Então não saia do blog e veja outros artigos com várias dicas interessantes, que vão fazer de você um produtor digital de sucesso.

Compartilhe essas dicas com seus amigos, e deixe seu comentário com suas dúvidas, elas podem ser úteis para outras pessoas.

Se você quer saber mais sobre como criar um produto digital extraordinário talvez este seja o seu melhor momento.

Por Adriano Integridade.

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