Não Consegue Criar o Seu Curso Online? Talvez Esses Sejam os Seus 11 Erros!

Não Consegue Criar o Seu Curso Online? Talvez Esses Sejam os Seus 11 Erros!

Com dificuldades para criar seu curso online? Você pode estar esbarrando em alguns desses erros que vamos ver aqui. As fases da criação de um curso podem ser cansativas, principalmente para quem produzir sozinho.
Não desanime, estou aqui te ajudar a sair do lugar, corrigir seus erros e concluir com sucesso a criação do seu curso.

Montando seu curso online

Muitas pessoas cometem erros ao criar seu curso, as dúvidas surgem a esse respeito e quando realmente se dá o start entra-se naquele hiato, sem sair daquele ponto ou como mudar a estratégia ou funil de vendas no meio do caminho, muitas também desanimam.

Para que seu curso online saia como planejado entenda que não é fácil, porém, é um nicho que vem crescendo muito, já que a tecnologia tem avançado rapidamente, o perfil do consumidor também mudou muito.

Atualmente com a correria do dia-dia, o consumidor já não compra produto ou curso somente porque viu um comercial, as pessoas fazem muita pesquisa na internet, buscam resenhas para saber se o que procuram realmente vale o investimento do seu suado dinheiro.

Com tudo, a forma como as pessoas vêm consumindo conteúdo também mudaram e a procura por cursos online e educação a distância cresceu e vai aumentar ainda mais.

A educação a distância ou cursos EAD é uma grande oportunidade de negócio, nesse mesmo ramo os cursos online.

Esse crescente se dá pela praticidade de poder fazer um curso ou estudar estando no conforto de casa, no sofá, na cama e com a família.

Quero que você pense nesse assunto com carinho, afinal, vender conhecimento é muitas vezes mudar algo na vida das pessoas, seja um ponto de vista, um comportamento ou o rumo da vida profissional.

Pensando dessa forma, a criação de um curso online vai além de gravar uma videoaula.

É um trabalho que demanda tempo e planejamento de conteúdo para que seja bem construído, e que realmente leve para seu público um conteúdo relevante capaz de transformar vidas.

E ainda eu preparei para você mais um artigo aonde eu te ensino 8 Hacks infalíveis sobre como transformar o seu conhecimento em um infoproduto.

Benefícios dos cursos online

1 Mais independência para o aluno

Os cursos online proporcionam mais autonomia e independência para os alunos.

Essa independência começa já na hora da escolha da melhor maneira que esse aluno vai consumir esse conteúdo de acordo com o perfil pessoal de cada um.

2 Formato mais flexível

Essa flexibilidade permite ao aluno do seu curso, aprender seu conteúdo de diversas maneiras, seja por vídeos ou infográficos.

O aluno que tem contato com um curso online se sente mais livre nas suas escolhas de aprendizado, tornando assim a absorção do conteúdo muito maior.

3 Conteúdo atualizado

Um curso online tem um benefício muito grande em relação ao conteúdo didático, já que o físico tem uma maneira mais engessada, com informações antigas.

Um curso digital sai na frente no quesito (atualização), já que as produtoras de cursos online, sempre estão atualizando o conteúdo, esse conteúdo acompanha os acontecimentos recentes graças à internet.

4 Horários flexíveis

Estudar no horário disponível, sem a preocupação de um horário fixo, sem precisar pegar trânsito e ir para a faculdade ou curso com chuva, cansado depois de um dia de trabalho e muitas vezes sem poder fazer um lanchinho, por exemplo.

Em casa é muito mais fácil de se programar, não perder aula e se dedicar aos estudos na hora do almoço, é um diferencial dos cursos online.

[activecampaign form=11 css=1]

5 Valor acessível

Outro benefício dos cursos online, é o valor bem mais acessível que os cursos presenciais, além de todo material ser digital, também não têm a necessidade de gastar com transporte. São despesas que permite a quem adquiri um curso digital economizar mais.

Existem outros benefícios em se fazer um curso online a Impacta, inclusive cita 9 benefícios dos cursos online para a sua carreira .

Sabendo de todos esses benefícios, já deve ter ficado claro como é importante que seu curso seja de qualidade, e para te ajudar vamos aos erros que você não deve cometer na criação do seu.

11 Erros ao criar seu curso online que você deve evitar

1 Não conhecer seu público-alvo

 

Já falamos sobre esse assunto em outros posts, mas quero de verdade que você entenda a importância de se conhecer seu público.

Descobrir o que seu público já sabe sobre o assunto, ou quais as maiores dúvidas da sua audiência, é o norte que você precisa para produzir seu curso.

NeilPatel , fala muito da sua importância e tem muito a nos ensinar sobre o assunto no artigo : Público-Alvo: O Que É, Tipos, Importância e Como Definir o Seu (2019).

2 Produção de conteúdo

 

O grande erro cometido pelas pessoas na produção de conteúdo dos cursos online, é na hora de definição de conteúdo. Geralmente existe uma frustração por parte dos alunos com a falta de informação ou com o excesso delas.

Faça uma pauta de conteúdo, aponte os principais pontos a serem abordados no curso para não criar um curso com informações redundantes.

Possibilite que as pessoas e os alunos que adquirirem seu curso, sintam que estão tendo progresso com o seu curso.

3 Falta de qualidade

 

Tudo que você precisa ter em mente, é que o planejamento do seu curso é uma das fases mais importantes, para que você consiga oferecer um material de qualidade.

A Edools , fala muito sobre a importância na qualidade dos cursos online.

Não montar uma estrutura para um curso, ter um material que não seja objetivo e difíceis de consumir, sem exemplos, avaliações ou interações entre os alunos, é muito fácil o aluno perder o foco no curso.

Outro ponto que as pessoas que produzem um curso online é esquecer do bom funcionamento das mídias oferecidas para que a experiência durante o aprendizado seja a melhor possível.

4 Áudio ruim

 

Tão importante quanto a qualidade do conteúdo para seu curso é o áudio. Com certeza você já parou no meio ou no início de um vídeo e abandonou pelo fato do áudio estar muito baixo, abafado ou com ruídos de fundo que atrapalharam sua compreensão.

Para te ajudar a entender a importância desse assunto a Sambatech tem um artigo que vai dar todos os passos para gravar seus vídeos com áudio profissional.

Inclusive nesse artigo: “9 Maneiras de Estruturar seu Curso Digital” também abranjo um tópico falando mais sobre áudios.

5 Imagem com baixa qualidade

 

Outro ponto que fazem as pessoas desistirem de vídeos são as imagens ruins, desfocadas, tremidas ou escuras

Você precisa ter um equipamento de última geração para gravar seus vídeos um bom celular é suficiente.

Para que você aprenda a gravar um vídeo com qualidade profissional a Hotmart  tem um guia sobre como como fazer videoaulas atraentes e pode te ajudar e muito com essa questão.

6 Conteúdo com erros de português

 

Tem coisa pior que adquirir um curso com erros de português escrito ou falado?

Você pode resolver esse problema, estudando as regras básicas de português se você não tem ninguém para revisar seus textos e sua gravação.

Adeque a linguagem usada no curso à linguagem do seu público, não é legal fazer um vídeo com uma linguagem informal se o seu público é mais sério e vice-versa.

Uma forma legal para a construção do seu curso é manter sempre um dicionário de sinônimos, as regras dos porquês, uso da crase, a com h e sem h, uso da vírgula e acentuação sempre perto de você.

Então, bora estudar mais a língua portuguesa para não cometer gafes e falar “seje” que, aliás não existe tá? É seja. Assim como “menas” também está errado, inclusive, mesmo colocando entre aspas meu corretor acusa erro.

A RockContent [6] preparou um artigo para ajudar, listando 7 regras do português, de forma simplificada.

7 Não agregar valor

 

Para ter um curso de sucesso, seu conteúdo deve agregar valor para as pessoas que estão aprendendo com seu curso.

Eles devem conseguir aplicar no trabalho e em suas vidas.

Um curso onde quem adquire não consegue absorver as informações ou fixar o conhecimento que precisa, é um curso que não vende.

Tenha em mente que valor é diferente de preço. O valor aqui, diz respeito ao conteúdo do seu curso. Se não for um curso bem estruturado, e que não agregue nada em conhecimento, as pessoas vão dar um feedback ruim sobre seu curso.

8 Não oferecer suporte para seus alunos

 

Quando você definir seu conteúdo, também precisa garantir que seus alunos tinham a quem recorrer, e onde recorrer para o caso de surgir algum problema técnico ou sobre dúvidas que vão surgindo durante o aprendizado.

Você já deve ter passado por alguma situação onde precisou de um suporte e se sentiu frustrado e até irritado com a situação.

Pensando dessa forma, deixar seus alunos sem suporte é um erro que você deve evitar cometer, se planeje para isso.

9 Errar no marketing

 

Agora que você já aprendeu a definir seu público-alvo, e conhece os interesses do seu público, chegou a hora de falar de marketing.

É através do conhecimento do seu público que você vai começar a pensar no seu planejamento estratégico de marketing.

Pesquise estratégias e aprenda a fazer a promoção do seu curso online de forma assertiva e eficiente para falar diretamente com ele.

10 Não pensar a longo prazo

 

Investir tempo em seu curso, e muitas vezes algum dinheiro mesmo que o valor seja baixo, não quer dizer que o retorno é rápido. Pense que tudo na vida leva um tempo para se adaptar. Com um empreendimento não poderia ser diferente.

Seu investimento vai demorar para ter o retorno esperado. É preciso ter paciência para colher os louros, e ao longo do caminho faça alterações que julgar necessárias para melhorar ainda mais seu curso.

11 Adiar o lançamento

 

Algumas pessoas quando chega a hora do lançamento de seus cursos, por medo ou falta de confiança acaba empacando, por pensar que seu curso não é bom o bastante para ser lançado no mercado.

Para isso dar certo, não esqueça de fazer um bom planejamento, e entender muito bem seu público-alvo desde o início do projeto.

Não tenha medo, mesmo que houverem feedbacks negativos, servirão para melhorar seu curso.

Erros todos cometemos na criação de algum projeto, seja na fase inicial ou na fase final. Mas quando podemos aprender com os erros dos outros, fica muito mais fácil obter o sucesso desejado.

Recapitulando

Benefícios dos cursos online

1. Mais independência para o aluno

2. Flexibilidade no aprendizado

3. Atualizações

4. Horários flexíveis

5. Valores acessíveis

Erros cometidos na criação do curso online

1. Não conhecer seu público-alvo

2. Errar na produção do conteúdo, com falta de informações ou informações redundantes

3. Falta de qualidade no curso

4. Áudio ruim

5. Imagem de baixa qualidade

6. Conteúdo com erros de português, tanto no conteúdo escrito quanto no falado

7. Não agregar valor ao curso

8. Falta de suporte para os alunos

9. Errar no marketing

10. Não pensar a longo prazo

11. Adiar o lançamento

Conclusão

Se você quer obter sucesso em seu curso online, faça um bom planejamento de conteúdo, se dedique a qualidade do seu curso como o som e imagem, além do suporte adequado para os alunos.

Fazendo tudo de maneira correta, sua oportunidade será positiva e terá o retorno financeiro que tanto espera.

Gostou do artigo? Compartilhe para que outros produtores de curso online também tirem suas dúvidas. Comente aqui quais são os erros que também impedem você de criar seu curso online, e como conseguiu contorná-los para alcançar o sucesso!

Quer saber mais sobre como criar um produto digital extraordinário, então você pode ganhar um presente!

Como Transformar $uas Redes $ociais em um Funil de Vendas Lucrativo?

——————————————————————-

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *