Como criar um blog WordPress 2018, o guia definitivo para coach, palestrante ou empreendedor digital

Como criar um blog WordPress 2018, o guia definitivo para coach, palestrante ou empreendedor digital

Descubra nesse artigo como criar um blog em WordPress e fazer muito sucesso transmitindo sua mensagem e potencializando a sua voz como coach, palestrante ou empreendedor digital.

 

Criar um blog em WordPress a partir do zero, não é uma tarefa tão fácil pois requer bastante atenção e foco no objetivo do seu trabalho.

 

Seguindo todos os passos deste artigo, é possível ter um blog profissional, de extrema qualidade que inspire a visita e inclusive gere a comercialização de seus produtos e serviços juntos aos seus leitores, que é o que todos almejamos.

 

 

Um blog é uma plataforma online de conteúdo para apresentar um modo de escrita dinâmica e pública, onde você faz postagem de textos, artigos, fotos e videos além de divulgar seu trabalho, os produtos que vende e também as ideias que deseja passar adiante.

 

 

E o melhor, de forma impactante! Você vai saber como é simples fazer com que isto realmente aconteça! Vou te desvendar tudo.

 

 

Portanto, um blog é um meio de comunicação que está em evidência na Internet, mesmo após a era das redes sociais.

 

Pois é no blog que encontramos leituras especializadas, imagens e ideias que procuramos. Sem contar sobre verdadeiras aulas com o passo a passo exato sobre diversos tópicos.

 

 

O blog é um canal específico de leitura onde o internauta procura exatamente o que deseja, diferente das redes sociais que são uma mistura de postagens de todos os tipos, levando o leitor muitas vezes à confusão, por ter tantas opções diante de si.

 

Visto isso, vamos começar a criar um blog em WordPress do zero com algumas dicas que iremos conferir a partir de agora.

 

Primeiramente escolher uma plataforma para seu blog é um caso assustador. Sim assustador!

 

Hoje existem muitas plataformas, mas a WordPress é a dica para este momento. É uma plataforma fácil e dinâmica onde não há problemas de configurações.

 

E quando você tem um guia em suas mãos, o susto simplesmente passa não mais te impedir de ir adiante.

 

Você entra em cada etapa executando as ações necessárias, vai fazendo tudo por intuição, quando se der por si, seu blog em WordPress já está prontinho.

 

Existem muitas opções de plataformas no mercado e cada uma delas com suas vantagens e desvantagens, mas para não perdermos tempo, não fique apenas com minhas palavras confira porque a preferência pelo WordPress é gigantesca.

 

O WordPress é uma plataforma gratuita de blogs, ou seja, é através dela que você irá gerenciar o seu blog.

 

Você inicia seu blog usando as configurações oferecidas pelo sistema, como cores, tamanho e fonte de letra entre outros.

 

Esta é uma plataforma fácil de usar e bastante segura, o que significa que seus dados e todo seu conteúdo estarão protegidos, o que nem sempre acontece em outras plataformas.

 

Portanto, cuidado ao escolher outras plataformas para criar o seu blog.

 

 

Como criar um blog em WordPress não é uma tarefa tão fácil este artigo foi otimizado para que este processo de desenvolvimento e criação de seu blog não venha a ser complicado tanto o quanto parece.

 

O que você precisa apenas saber é que essa plataforma oferece atualizações constantes, portanto, há sempre novas alternativas a aprender e aplicar em seu blog.

 

Com tudo pronto e instalado o WordPress é muito fácil de mexer, dentro de seu painel você pode customizar praticamente tudo o que quiser.

 

É só usar a criatividade e sair criando com cores, formas e tudo o mais que você achar importante para seu blog.

 

Tenha em mente primeiramente qual será o nome do seu blog. Escolha algo pessoal ou profissional que remeta diretamente ao conteúdo a ele associado.

 

Sobre o que você vai falar, escrever ou até mesmo transmitir? Tenha um nome de que você possa se orgulhar, e mantenha o mesmo nome para sempre.

 

 

É muito chato ficar pulando de galho em galho e nunca saber o que você quer realmente com o que deseja publicar.

 

Um fator indispensável seria: O nome escolhido por você é um nome desejado pelo público o qual você deseja atrair? Como descobrir isto?

 

Palavras digitadas nos buscadores de internet revelam seus interesses. Rafael Rez do blog “Nova Escola de Marketing” listou algumas ferramentas para esta sua descoberta.

 

  • O nome deve ser único, original e é claro, extraordinário!
  • Escolha um nome curto e de fácil memorização.
  • Obtenha ideias através de nomes de possíveis concorrentes.
  • Se escolher nome parecido com o de marcas já consolidadas queira se conformar sendo a cópia barata. Não cometa este erro! ( A concorrência serve apenas para insights )
  • Nomes em outras línguas podem criar barreira de posicionamento no país o qual você vai atuar. ( Ex: Pesquisas no Google Brasil )
  • Escolha um nome alinhado com total sentido sobre o que você vai publicar.
  • Pesquise se o nome já existe.
  • Peça sugestões em grupos de WhatsApp, Facebook, amigos e parentes. Sempre valorize as críticas, elas ensinam muito mais do que apenas elogios.

 

Ah, é sempre bom lembrar que você precisa ter certeza de que seu nome de domínio está disponível para que você possa usar.

 

Pesquise na Internet e veja se já não existem blogs ou outras coisas com o mesmo nome. No vídeo a seguir podemos verificar esta disponibilidade sobre o registro de domínios.

 

Esse assunto nos leva a outro, que é você saber o que irá postar no blog.

 

Já de antemão, tenha ideia do que irá postar, a frequência e como o fará, pois assim você já está planejando a customização do blog em WordPress, de acordo com seu objetivo de postagens.

 

Após ter encontrado e definido um nome, você vai precisar de e um provedor para hospedar seu blog.

 

Para ter seu próprio blog, você deverá ter um nome de domínio que será o endereço do seu blog em qualquer circunstância. É com esse nome que as pessoas o encontrarão quando estiverem navegando pela Web.

 

Por isso, certifique-se de ter escolhido um nome chamativo, que fique na memória de todos, algo difícil de esquecer e que seja também agradável e esteja de acordo com o objetivo de suas postagens.

 

Isso pode lhe evitar alguma dor de cabeça e o transtorno de ter que mudar o nome mais adiante, quando o blog já estiver consolidado.

 

Isso seria muito chato, pois as pessoas então já estariam acostumadas com seu nome atual.

 

Então, pense bem antes de formular o nome do seu blog e só registre quando tiver eliminado todas as dúvidas.

 

Deixe nos comentários a sua pergunta sobre possíveis duvidas, assim poderei interagir com você e quem sabe, até ajudar muito nesta ou em outras questões relacionadas a este artigo.

 

Após definir o nome de seu blog você precisa de um Web Hosting, que é o local que fará a hospedagem do seu blog. Se não tiver onde hospedar seu blog, não poderá usar o seu nome de domínio.

 

Após obter seu nome de domínio para contratar a sua hospedagem, é preciso estar atento a duas coisas importantes, a saber: pesquisar qual a velocidade da página, que é a quantidade média de tempo que levará para carregar o seu blog em qualquer computador e o up-time que deve ser em torno de quase 100% para que seu blog esteja sempre ativo.

 

Existem muitos provedores de hospedagem de blogs, e a grande parte oferece o pacote de serviços que inclui o domínio mais a hospedagem, mas você deve pesquisar a respeito da velocidade e escolher sempre o que se torna mais rápido.

 

Isso vai resultar em mais retorno de visitas para seu blog.

 

Não tem nada mais chato do que abrir uma página e esperar eternamente que ela carregue completamente.

 

Geralmente o leitor se cansa e sai do site, o que é uma grande lástima. Então, não perca leitores por isso, pense primeiramente na velocidade.

 

Aqui estou entregando o caminho o qual previne, evitando que você passe por este entre outros problemas os quais já me trouxeram muita dor de cabeça!

 

Desde que o web hosting ( Provedor de Hospedagem ) seja rápido e confiável, você pode apostar nele. Mas confira também se ele oferece armazenamento ilimitado e largura de banda.

 

Pois não tem nada mais frustrante do que limite de armazenagem ou pouca largura de banda. Ao escolher um web hosting que oferece esses serviços, você verá que a longo prazo valerá a pena toda a pesquisa feita em torno disso.

 

Escolha o nome de domínio para o seu blog. Como algumas características já comentadas acima, vale a pena ressaltar: deve ser fácil de lembrar na hora de escrever, algo que não tenha palavras muito complicadas e que se fixe na memória.

 

O nome deve ser descritivo, deve representar e estar alinhado com o conteúdo principal relacionado ao seu blog.

 

Tenha uma extensão de domínio confiável.

 

Mas Adriano, o que é extensão confiável? Bom vamos lá, extensão de domínio, nada mais é do que o grupo de letrinhas que segue após seu nome de domínio. Vem logo após ao (.).

 

EX: .com, .org, .net ou .com.br.

 

Quanto às extensões mais confiáveis, .com, .org, .net ou .com.br, são as mais populares transmitindo assim um cenário além de profissional.

 

Atente para que possa usar estas e não invente coisas loucas, mais difíceis de decorar e que podem ser consideradas como não confiáveis.

 

Sendo assim vamos a sua 1ª ação prática que é a contratação de seu domínio junto a hospedagem que atende muito bem os requisitos a cima.

 

Os próximos passos são, escolha um plano de hospedagem para o seu blog, assim como é apresentado no vídeo a seguir.

 

Você pode escolher inicialmente, um plano mais simples e mais tarde, escolher um plano que contemple mais funções e possibilidades das mais diversas para seu blog.

 

Não é nada complexo, vou te apresentar no vídeo a seguir, ok!

 

Neste caso recomendo fortemente a HostGator, assim você pode iniciar agora mesmo seguindo os passos onde vou te guiar com as ações através do vídeo e links logo abaixo.

 

Não procrastine, efetue as ações para o início da criação de seu blog hoje, exatamente agora! Assim amanhã, não se arrependerá… 😉

 

O que mais importa agora, é você escolher um plano de hospedagem e aprender os passos mais básicos, porém definitivos neste momento e, mais adiante, poderá atualizar sempre que preferir para opções mais completas.

 

Seguindo os passos aqui apresentados, tudo ficará ajeitado de forma correta e adequada.

 

Após isso, complete seu registro na HostGator.

 

Assim que você escolher o plano para hospedagem de seu blog, poderá finalizar o registro de sua contratação, completando com suas informações de contato, cobrança e outras mais que achar necessárias.

 

Lembre-se de adicionar seu melhor endereço de e-mail pois é através dele que receberá os dados de acesso ao seu painel de controle e configurações ( O famoso CPanel ). Não se preocupe, todos os seus dados estão seguros na HostGator.

 

Ainda nessa fase, você poderá alterar e personalizar seu pacote de informações na HostGator.

 

Tudo dentro do Hostgator é auto explicativo, de modo que é só seguir os passos e estará tudo bem. Vamos agora conferir através do vídeo que preparei para te guiar …

 

 

 

 

Após estas primeiras ações práticas, você vai receber um e-mail da empresa de hospedagem HostGator com os dados técnicos para a configuração de seu painel de controle e instalação de seu blog em WordPress.

 

Quando sua contratação for aprovada, que normalmente acontece quase que de imediato sobre pagamento efetuado através de cartão.

 

Você recebe alguns e-mails em poucos minutos, entre eles, está o de boas vindas da empresa HostGator, porém o mais importante é o e-mail com os dados de acesso ao seu painel de controle do CPanel.

 

 

Até que o sistema registre sua nova conta pode demorar alguns minutos, não esquente a cabeça, pois é assim mesmo.

 

Quando ficar tudo pronto, eles lhe enviarão estes e-mails de confirmação.

 

É importante que você acesse estes e-mails conferindo e confirmando seus dados os quais preencheu, para que tudo fique livre de possíveis erros dos mais diversos.

 

Após identificar o e-mail contendo os dados de acesso, abra o mesmo e click no link como apresenta a imagem a seguir;

 

 

Click no link como apresenta a imagem a cima.

 

Após esta etapa você deve fazer login em seu painel de controle, através do link de acesso e de sua senha a qual recebeu neste mesmo e-mail.

 

Lembre-se de ter essas informações sempre em suas mãos para que não sejam esquecidas.

 

Guarde em lugar seguro e que você tenha acesso com facilidade.

 

 

 

Dentro do conteúdo deste mesmo e-mail existe o nome de usuário e senha representados como na imagem a cima.

 

Copie seu login de usuário e senha que estão inseridos junto ao e-mail e cole nos campos indicados como você pode observar na imagem logo abaixo.

 

 

Vamos agora ao próximo passo!

 

Instale o WordPress com apenas alguns cliques! Vá até o painel de controle e clique em WordPress. Vou te guiar …

 

Após fazer login em sua nova conta, ou seja, em seu painel de controle “CPanel” e instalar o blog do WordPress que será apresentado o passo a passo no próximo vídeo. Continue …

 

Até aqui você estará indo muito bem na tarefa de como criar um blog em WordPress, isto é, se estiver executando em tempo real de acordo com a leitura e seguindo os videos integrados a este artigo.

 

Nesta tela, após o acesso ao seu painel de controle dentro do HostGator, haverá a opção para instalar ou importar o WordPress.

 

 

Selecione a barra de rolagem até o final. Agora resta clicar em [ Softaculous Apps Installer ]

 

 

Na página que se abre, clique em instalar ao posicionar o mouse em cima do logotipo do WordPress.

 

 

 

Assim que for feita a instalação da sua plataforma de blog em WordPess, haverá uma barra de carregamento na parte superior da página onde você está.

 

Em poucos segundos lhe será apresentado(a) uma mensagem que o seu blog WordPress foi instalado corretamente e logo na sequência aparecerá suas credenciais.

 

Detalhei estes passo através de um vídeo bem simples para você, confira para não haver equívoco …

 

 

 

 

Por fim, faça o login e conheça seu novo painel do WordPress que é outro painel de configuração junto as demais funções de seu blog. E não mais o painel do HostGator (CPanel que pouco será utilizado a partir de agora).

 

 

Assim que a instalação for feita, você irá receber um novo e-mail que lhe informa todas as suas informações de login e também a URL de administrador, que é onde você terá sua área de trabalho para manejar o blog, editar, fazer postagens e controlar o fluxo de visitas, etc.

 

Para fazer o login no seu blog, clique em uma URL parecida com esta que você recebeu no e-mail: www.youwordpress.com/wp-admin/ esta é uma URL de exemplo de administrador e acesso parecida a do seu blog.

 

Agora que você já tem seu blog, é hora de projetá-lo para seus leitores, através de mudanças que podem ser atrativas aos seus leitores e aos visitantes.

 

Você pode mudar o design do seu blog, pode personalizar praticamente tudo o que desejar, desde o tamanho das letras, o tipo de fonte a ser usado em título, corpo de texto e rodapé, pode ainda configurar como quer receber comentários de seus leitores ou mesmo se prefere que ninguém comente em suas postagens.

 

Sendo assim agora vou te revelar como você pode escolher um tema, e o melhor “um gratuito” … e é lógico! Com alto nível de qualidade ( Tema é uma especie de formato visual que terá o seu blog ) para seu blog ficar do seu gosto.

 

Será simples, inscreva-se para receber o acesso aos vídeos diretamente em seu e-mail. Confira o que vou te mostrar nesta etapa! 😉 

Agora você poderá instalar plug-ins de acesso que facilitam sua vida e otimizam o seu blog para torná-lo mais atraente. Estarei compartilhando alguns videos sobre este assunto, o que você acha? 

 

  • Como escolher e instalar um tema gratuito que vale por um premium;
  • Vamos instalar e ativar os 10 plug-ins mais importantes para deixar seu blog super otimizado;
  • Vou te ensinar a publicar seu artigo, e o melhor, otimizá-lo para os buscadores on-line;
  • Escreva e publique seu artigo em seu blog com extrema qualidade;
  • Alcance toneladas de tráfego orgânico através de seus artigos;
  • Projete seu blog como um(a) profissional;
  • Obtenha respostas para todas as perguntas do seu blog;
  • É claro, teremos muito mais! 😉 

                                        Acesso aos vídeos diretamente em seu e-mail.

 

Você poderá também instalar um recurso de pesquisa, que, futuramente, será muito útil. Quando você já tiver muitos textos (artigos) e postagens e seus leitores precisarem encontrar com mais facilidade o que desejam entre suas páginas.

 

Você pode sempre fazer login acessando a página www.youwordpress.com/wp-admin/ usando as credenciais fornecidas a você através do e-mail que recebeu do WordPress.

 

Mantenha esses dados salvos para o caso de esquecimento, e deixe este e-mail guardado para futuras consultas.

 

Agora você é dono de seu próprio blog e poderá postar suas dicas de coach, suas palestras ou mesmo iniciar um empreendimento digital. Está tudo ao alcance de suas mãos.

 

Mantenha seu blog sempre atualizado, isso significa que você deve entrar todos os dias em sua plataforma e colocar conteúdo de qualidade, relevantes para seu negócio e para seu público.

 

A Integridade Digital Marketing, pode te ajudar quando se trata de criação de conteúdo para seu blog.

 

Ao longo do tempo conseguimos reunir profissionais do mais alto gabarito para escrever os artigos para você. Artigos otimizados para os buscarores online, “SEO”, palavras chave, em fim …

 

…além de ser um conteúdo de extrema qualidade, é desenhado estrategicamente para alcançar o maior número de pessoas possível e obter um posicionamento favorável na internet.

 

Nada de promessas mágicas, apenas um trabalho com alto desempenho “projetado para resultados bem a cima da media” é claro!

 

Simples não é?

 

Agora voltando, este artigo te entrega de forma prática, imediata e gratuita os passos para a criação e instalação de seu blog em WordPress que poderia te custar no mínimo R$ 1.500,00.

 

Aqui você está apenas tendo o investimento de sua hospedagem junto ao seu próprio domínio que fica na faixa de 20 ao máximo R$ 40,00 ao mês.

 

Agora para você se dedicar e ter foco apenas em seus produtos e ou serviços eu posso te ajudar na criação de conteúdo ( artigos ) para seu novo blog. Confira como é simples.

 

Além do mais, a divulgação de seu blog para o maior número de pessoas possível, através de redes sociais entre outros canais fica mais impactante pois você terá conteúdo de alta qualidade para apresentar. Faz sentido?

 

Assim que seu blog começa a ser visitado, ele entrará naturalmente nas listas de buscas do Google e de outros buscadores e seu blog estará na Web junto a tantos outros, por isso é sempre importante investir na divulgação e manutenção de seu blog.

 

Agindo dessa forma, o seu retorno será garantido. Pode levar algum tempo até que seu blog novo entre nas estatísticas de visitantes, mas assim que entrar a tendência é só aumentar. O mundo online é um crescente de oportunidades.

 

Aproveite cada uma delas, aprenda com erros e acertos.

 

Meus parabéns! Você acabou de aprender como fazer um blog e está em sua nova plataforma WordPress, pronta para que você possa fazer suas alterações de cores, fontes, estilos e tudo o mais que achar agradável ou necessário.

 

Ou até mesmo escrever seus próprios artigos!

 

Use sua criatividade e faça de seu blog seu diário pessoal ou até mesmo profissional, poste fotos, compartilhe informações úteis e torne o mundo mais feliz com o que você tem a dizer!

 

Centenas ou até mesmo milhares de pessoas precisam de sua expertize, esta é a forma mais acessível para ajudar, pense nisto.

 

Muitas pessoas estão esperando ajuda sobre o que você sabe fazer de melhor, explore esta plataforma ao máximo … 😉 Sucesso!

 

Restou alguma dúvida? Adicione sua pergunta nos comentários logo abaixo! Este artigo pode ajudar quem você conhece, compartilhe agora mesmo.

 

Deixe o link de seu novo blog logo abaixo nos comentários, juntos vamos fazer o possível para seu projeto crescer além do que você imagina … 😉 Abraços.

Summary
Review Date
Adriano Integridade
Blog WordPress Passo a Passo
Integridade Digital Marketing
31star1star1stargraygray

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.